Mais dicas para você editar sua carta de apresentação...
por Camila Micheletti
Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?
Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:
1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo.
2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem você vai enviar a carta.
3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final.
4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.
5. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.
6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.
7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.
8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.
9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade.
10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.
De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career Center, a carta de apresentação é "o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa.
Encontrei essas dicas no site da curriculum pra vocês, espero que apreciem!
Veja também...
CARTA DE REFERÊNCIA
*A carta de referência tem como finalidade, apresentar ao novo empregador como era a conduta do candidato na empresa na qual prestou serviços anteriormente.
Abaixo segue exemplo;
***Exemplo de carta de Referência
CARTA DE REFERÊNCIA
Prezado Senhor NOVO EMPREGADOR:
Comunico através do presente documento que o Sr. (Nome do ex-empregado), (Nacionalidade), (Estado Civil), Carteira de trabalho nº (xxx), residente e domiciliado na Rua (xxx), nº (xxx), bairro (xxx), Cep (xxx), Cidade (xxx), no Estado (xxx), é pessoa idônea, e durante os (xxx) anos em que trabalhou em nossa empresa sempre foi detentor de ótima conduta profissional, tendo sido demitido em razão da mudança desta empresa para outra localidade.
Caso se faça necessária a aquisição de novas informações coloco-me, desde já, à disposição.
Dito isto
Firmo o presente:
(Local, data e ano)
(Nome e assinatura do Ex-empregador)