segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Inadimplência x Trabalho x Justiça

A Justiça está fechando o cerco às empresas que recusam candidatos a emprego por estarem com "nome sujo" ou que incluam nas condições para seleção e contratação a não existência de dívidas. Mais ainda: os juízes estão proibindo os empregadores de consultar cadastros de inadimplentes, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa.

As vítimas de tal discriminação na procura de emprego estão conseguindo vitórias judiciais. Por enquanto, ganham apenas indenização por danos morais - ainda não existe lei específica que obrigue o empregador a contratar quem se sentiu discriminado. No entanto, já tramita no Senado projeto que visa proibir empresas de acessar SPC e Serasa para contratar.

Em junho deste ano, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) proibiu a empresa Manpower Staffing de buscar informações na Serasa como requisito para contratar. A 14ª Vara do Trabalho de Curitiba (PR) ainda condenou a empresa a pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais coletivos, e multa de R$ 20 mil por ato praticado. Comentem logo abaixo dessa matéria... Leia mais na fonte
Titulo: EmpregaRio
fonte da matéria:  www.yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões para o blog...